5G será legado para os próximos dez anos, diz ministro das Comunicações do Brasil

Em entrevista, Fábio Faria comentou sobre o objetivo de acabar com o deserto digital no Brasil.

0
148

O ministro das Comunicações brasileiro Fábio Faria participou do programa Sem Censura, da TV Brasil, na noite desta segunda-feira e falou sobre a atual conectividade no país. Ele também comentou sobre a expectativa de que o 5G leve o acesso à Internet a todas as regiões nos próximos 10 anos.

O ministro afirmou que a chegada da quinta geração da rede móvel vai permitir acabar com o deserto digital, que atinge cerca de 45 milhões de pessoas. 

“Como legado, iremos deixar a tecnologia 5G para os próximos 10 anos, conectar o Brasil e levar a Internet para todos os brasileiros”, garantiu o ministro. Mas ressaltou que investir em fibra óptica e levar banda larga para todas as cidades é um investimento mais caro e mais demorado. “Enquanto isso, a gente utiliza satélites da Telebras, estamos levando Internet principalmente para as escolas”, afirmou.

Segundo dados da pasta, já foram instalados 13 mil pontos de Internet pelo programa Wi-Fi Brasil, com 9.700 escolas atendidas, mais de 600 postos de saúde e 500 aldeias indígenas, além de praças públicas para acesso livre e gratuito.

Além disso, faz parte do projeto Norte Conectado garantir mais 750 quilômetros de fibra óptica entre Macapá (AP) e Santarém (PA), passando pelo leito do Rio Amazonas, com cerca de R$ 90 milhões de investimento.

O Nordeste Conectado já levou Internet para as cidades de Campina Grande (PB), Petrolina (PE), Caicó (RN), Mossoró (RN), Caruaru (PE) e Juazeiro (BA). Agora, o programa deve conectar mais 16 cidades polos, podendo atingir mais de 42 localidades na região.

Em suas considerações finais, o ministro lembrou que o leilão do 5G trará grandes investimentos para o Brasil e citou alguns benefícios da nova tecnologia, como telemedicina e carros autônomos. “Teremos uma grande revolução na indústria, no comércio e nas atividades. Eu estou muito focado nisso porque eu sei que vai deixar um legado muito importante para o nosso país”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here