Anatel lança plataforma que mapeia presença dos sinais de banda larga móvel

O Painel Cobertura Móvel permite que o usuário confira o sinal 3G ou 4G das operadoras nos municípios, estados ou regiões brasileiras.

221

Leer en español

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou nesta segunda-feira, 3, o Painel Cobertura Móvel, uma ferramenta que mostra a cobertura do sinal da telefonia móvel no Brasil em mapas interativos.

O painel permite que o consumidor confira o sinal 3G ou 4G das operadoras móveis em seu município, estado ou região brasileira. De acordo com Humberto Pontes, chefe da Assessoria Técnica da agência, a cobertura do 5G será incluída à medida que for implantada no país.

No lançamento da plataforma, o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, disse que a disponibilização do Painel segue um dos principais pilares da agência, “o empoderamento do consumidor através de transparência e informação”.

“É fundamental aprimorar os dados setoriais e compartilhar essas informações com diversos setores, como acadêmicos, formuladores de políticas públicas, imprensa e sociedade civil organizada”, completou.

Com os dados da ferramenta, instituições de pesquisa e órgãos públicos podem fazer estudos e propor políticas públicas que envolvam a expansão da banda larga móvel e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Segundo a Anatel, todos os municípios possuem acesso à telefonia móvel e 91,2% deles possuem sinal 3G ou 4G. No entanto, nem sempre a área urbana dessas cidades é totalmente coberta. Quanto às rodovias federais, 46% delas têm sinal 3G ou 4G.

A aposta do governo para levar a conectividade a mais áreas do país é a implementação do 5G. O edital da quinta geração da rede móvel determina que as regiões mal atendidas ou não atendidas devem ter sinal 4G e os municípios com mais de 30 mil habitantes devem ter o 5G. Esses compromissos serão cumpridos pelas empresas ganhadoras do leilão.

O documento foi aprovado pela Anatel e está sendo debatido no Tribunal de Contas da União.