Brasil | 5G cria oportunidades no setor elétrico

Uma das tendências no setor de energia com a chegada do 5G é o maior estímulo à adoção das redes inteligentes (smart grids).

129
Antenna for wireless network. Telecommunication cellular station for smart city connections mobile equipment. Broadcasting tower for high speed internet communication. Mast Lte aerial. Tech background

Valor – Gabriela Ruddy

A chegada da rede 5G ao Brasil em 2022 abre um novo leque de oportunidades para o setor elétrico no país, apontam especialistas. O 5G vai permitir conexões mais rápidas e um tráfego maior de dados, possibilitando, assim, o surgimento de serviços que exigem aplicações em tempo real e de tempo de resposta quase imediato.

Uma das tendências no setor de energia com a chegada do 5G é o maior estímulo à adoção das redes inteligentes (“smart grids”), que permitem a medição à distância dos dados de consumo. As “smart grids” aplicam recursos digitais e de tecnologia da informação no sistema de distribuição de energia. Com isso, será possível monitorar em tempo real o consumo e identificar problemas na rede, além de acionar dispositivos para evitar desligamentos.

“O 5G vai possibilitar o tráfego de um número maior de dados. A maior velocidade e segurança possibilita a adoção dessas redes virtuais, sem exigir grandes investimentos em infraestrutura por parte da indústria”, explica o gerente da companhia de engenheira e tecnologia CAS Tecnologia, Octavio Brasil.

Leia mais: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/12/16/5g-cria-oportunidades-no-setor-eletrico.ghtml