Brasil | American Tower vai instalar sites inteligentes em Santo André

O município concedeu duas áreas públicas para a instalação de iSites. Como contrapartida, Santo André poderá usar a rede LoRaWAN.

163

Leer en español

A American Tower conseguiu autorização da cidade de Santo André, na região metropolitana de São Paulo, para instalar Sites Inteligentes (iSite) em duas áreas públicas. O município informou a novidade na semana passada. 

Como contrapartida, a cidade poderá usar a rede de Internet das Coisas (IoT) da empresa, a LoRaWAN, para fazer a conexão simultânea de centenas de dispositivos IoT, utilizados no monitoramento do trânsito, gestão de energia, aplicações em telemedicina, entre outros serviços.

O iSite é um poste compacto com altura máxima de 18 metros que suporta diversas tecnologias em uso pelas operadoras. As estruturas são autossuficientes em energia, estão preparadas para receber antenas 5G e para monitoramentos de Internet das Coisas (IoT) por meio da rede LoRaWAN.

Este é o primeiro acordo para a implementação do iSite com uma cidade brasileira. “O iSite é ideal para centros urbanos com maior densidade demográfica, por ser eficiente em energia, não interferir com o estilo arquitetônico e oferecer acesso rápido e fácil a locais nas ruas para infraestrutura sem fio”, afirmou Emerson Hugues, diretor Geral da American Tower no Brasil.

Para receber a permissão, a American Tower participou de chamamento público, aberto em novembro de 2020, como parte do marco legal de telecomunicações de Santo André. A cidade é uma das que se espelhou na Lei Geral das Antenas para facilitar a instalação de infraestruturas.

Em 2019, Santo André foi considerado um dos piores municípios para a instalação de estações radiobase e, agora, faz parte do top 10 nacional no ranking Cidades Amigas da Internet.