Brasil | Apenas 60% das escolas públicas têm banda larga, segundo o MEC

124

Teletime – Bruno do Amaral

Principal objetivo das obrigações relacionadas à faixa de 26 GHz no leilão do 5G, a conectividade nas escolas foi tema de audiência da Subcomissão do 5G da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTCI) na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 14. E nela, a diretora de articulação e apoio às redes de educação básica do Ministério da Educação, Ana Caroline Vilasboas, exibiu um levantamento sobre o cenário atual: apenas 60% das instituições têm banda larga

Conforme apresentou a representante do MEC na audiência, das 137.787 escolas no País, 74% declararam ter acesso à Internet, ou cerca de 89 mil instituições. Porém, apenas 60% – cerca de 82,6 mil – disseram ser com acesso de banda larga, ainda que essa definição de conectividade não tenha ficado clara.

Outro dado que revela a carência de acesso é que das que declararam ter Internet, 76% disseram que receberam apoio de programas de conectividade, como a Política de Inovação Educação Conectada (PIEC), Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) e o WiFi Brasil (Gesac). “É um dado declaratório, e 12 mil escolas falaram que têm Internet sem apoio, ou seja, supriram conectividade com recursos próprios”, declara Vilsaboas.

Mais informações: https://teletime.com.br/14/12/2021/apenas-60-das-escolas-publicas-tem-banda-larga-segundo-o-mec/