Brasil | Banrisul vai inaugurar amplo data center ‘sustentável’

Projeto com investimento de R$ 83 milhões está sendo construído no bairro de Teresópolis, em Porto Alegre.

390

Valor – Álvaro Campos

Após quase dez anos do projeto original, o Banrisul vai inaugurar nos próximos meses um amplo data center “verde”, com um investimento de R$ 83 milhões. O prédio, que está sendo construído no bairro de Teresópolis, em Porto Alegre (RS), terá três andares e abrigará inicialmente quase 150 colaboradores das áreas de tecnologia. O empreendimento foi concebido seguindo os conceitos de classificação Tier 3 e permite crescimento modular e flexibilidade da infraestrutura.

Com 1,3 mil metros quadrados de estrutura, o edifício conta com diversas iniciativas de eficiência energética, como a utilização de corredores quentes e frios para os equipamentos alocados no data hall, com foco na máxima eficiência e no menor consumo de ar condicionado. O pé direito elevado favorece o fluxo de ar e a separação entre temperaturas. O sistema de “chillers” instalado utiliza a refrigeração a ar e dispensa o consumo e o desperdício de água potável. A edificação possui sistema de captação de água da chuva e reaproveitamento. O prédio contará com um bicicletário e também haverá uma área verde, com o compromisso da preservação permanente de diversas espécies.

Leia mais: https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/09/16/banrisul-vai-inaugurar-amplo-data-center-sustentavel.ghtml