Brasil | Biometria periocular: tecnologia 100% nacional para identidade digital

106

Convergência Digital

A unico, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade digital, anuncia uma parceria inédita com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) com um contrato de médio prazo na frente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O objetivo é iniciar um trabalho de campo com pesquisadores e estudantes da instituição atuando no desenvolvimento de tecnologias proprietárias mais robustas para o cenário brasileiro e mundial de identificação digital.

O trabalho, que será feito com o grupo de pesquisadores liderados pelo Prof. David Menotti, Associado do Departamento de Informática (DInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), será focado na pesquisa e desenvolvimento de um novo modelo de identificação, a biometria periocular. Diferente do reconhecimento facial, que analisa diversos pontos da face, a tecnologia periocular irá autenticar a identidade de uma pessoa analisando apenas a região ocular. Além disso, o grupo também irá aperfeiçoar tecnologias já existentes, como o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que faz o reconhecimento de texto em documentos e modelos para prova de vida (liveness).

“Inicialmente, contamos com seis estudantes de doutorado, mestrado e graduação, integrando o time em codesenvolvimento com a equipe de Engenharia da unico. Para a universidade, é a primeira vez que uma instituição privada investe em um projeto de pesquisa de médio e longo prazos, o que demonstra o grande potencial de colaborações desse caráter. Esse tipo de parceria já vem ganhando destaque no Brasil, com profissionais e jovens altamente capacitados para esse tipo de trabalho e desafios”, afirma o Prof. Menotti.

Mais informações: https://www.convergenciadigital.com.br/Inovacao/Biometria-periocular%3A-tecnologia-100%25-nacional-para-identidade-digital-58713.html