Brasil | Boom de rede neutra faz Enel querer controle total da Ufinet no país

97

Convergência Digital – Ana Paula Lobo

O boom de mercado para redes neutras faz com que a Enel, uma das maiores empresas da Europa, queira ficar com o controle acionário da Ufinet no Brasil. A Enel já detém 21% da empresa de infraestrutura de banda larga, mas, agora, estaria disposta a investir 2,1 bilhões para ficar com a participação majoritária, conta a Agência Reuters. A Ufinet, recém-comprou a NB Telecom, detentora de uma rede de 500 Km d fibra ótica no Rio de Janeiro.

Depois de conquistar o controle da Ufinet, a Enel planeja lançar um processo para encontrar um comprador para até 49% das ações e usar o dinheiro para financiar a expansão, aproveitando as altas avaliações desses ativos, reportam jornais italianos. A Enel, que controla a concessionária espanhola Endesa (ELE.MC), possui operações de energia na América Latina e lançou um negócio de serviços financeiros na Colômbia.

A Ufinet gerencia mais de 75.000 quilômetros de fibra óptica em países da América Latina, México e Estados Unidos. A Enel comprou sua participação na Ufinet International em 2018 quando a Cinven, com sede em Londres, dividiu a empresa em duas, vendendo 100% de seus negócios espanhóis para o fundo de infraestrutura Antin e o negócio latino americano para um outro grupo da própria Cinven.

Leia mais: https://www.convergenciadigital.com.br/Internet/Boom-de-rede-neutra-faz-Enel-querer-controle-total-da-Ufinet-no-Brasil-58648.html