Brasil | Cimento Apodi usa tecnologia para capturar gases do efeito estufa gerados nos fornos

O processo consiste em reter materiais expelidos pelos fornos e os destinar para geração de energia em uma turbina instalada no site da empresa.

98

Valor – Ivo Ribeiro

Investir em instalações específicas para capturar gases do efeito estufa que são gerados nos fornos das cimenteiras é uma maneira de reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. A Cimento Apodi, do Ceará, saiu na frente ao montar sua fábrica integrada em Quixeré.

O processo consiste em reter materiais expelidos pelos fornos e os destinar para geração de energia em uma turbina instalada no site da empresa, junto à unidade de produção do clínquer, matéria-prima beneficiada do cimento.

A empresa usa a tecnologia “Waste Heat Recovery”, que transforma em energia os gases que seriam lançados na natureza. Com esses gases, a Apodi gera 5 megawatts (MW) médios de energia elétrica, que garantem de 25% a 30% do consumo da cimenteira em Quixeré, localizada próximo à fronteira com Rio Grande do Norte.

Leia mais: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/11/16/cimento-apodi-usa-tecnologia-para-capturar-gases-do-efeito-estufa-gerados-nos-fornos.ghtml