Brasil | Congresso lança frente parlamentar voltada para inteligência artificial

O ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, esteve na Câmara dos Deputados para o lançamento da Frente Parlamentar Mistas da Inteligência Artificial (IA).

127

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou nesta quarta-feira (23) na Câmara dos Deputados do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Inteligência Artificial. Deputados e senadores participaram da cerimônia de lançamento da Frente que terá como missão debater e encaminhar dentro do Congresso Nacional pautas de interesse do setor de Inteligência Artificial (IA) no país. O MCTI é responsável por diversas políticas e iniciativas voltadas para o setor. “Inteligência Artificial é uma das frentes mais importantes no desenvolvimento de tecnologia agora e no futuro. São duas áreas que são estratégicas para o planeta, uma é a transformação digital na qual está incluído a Inteligência Artificial, e outra é a biotecnologia”, destacou o ministro ao final do evento.

Pontes fez questão de destacar a posição do país e as iniciativas do MCTI para incentivar o setor. “O Brasil está indo bem e nós temos muitas empresas, startups, trabalhando em inteligência artificial. Nós temos no ministério uma série de incentivos a essas empresas e editais e eu espero que com a atuação dessa Frente nós tenhamos uma maior facilidade para introdução dessa tecnologia com segurança para a população e sempre trazendo benefícios para cada um dos brasileiros”.

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Inteligência Artificial, deputado Eduardo Bismark (PDT/CE), autor do Projeto de Lei que regulamenta o Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil, destacou a importância da criação do grupo dentro do Congresso Nacional. “É importante essa parceria do Governo Federal, do poder Executivo, do poder Judiciário e o Legislativo e com a sociedade civil. Para isso que serve a frente, para a gente dialogar e me sinto muito honrado de receber hoje aqui o nosso ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações”, afirmou.

Já a deputada Luisa Canziani (PTB/PR), presidente da Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital e membro da Frente da Inteligência Artificial como será a atuação dos parlamentares junto ao MCTI. “O ministério pode esperar uma parceria como sempre tem sido feito com os deputados que acreditam em inovação na Câmara, com a nossa frente digital e agora a frente da inteligência artificial será mais um instrumento de parceria para que o ministro Marcos Pontes e o MCTI tenham uma mão amiga aqui na Câmara para que tenham aqui uma grande voz”, ressaltou.

Inteligência Artificial no MCTI

O MCTI coordena o desenvolvimento de diversas possibilidades de inteligência artificial no Brasil. Em 2021 foi lançado por meio de Portaria do MCTI a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, um trabalho junto como Congresso Nacional assim como o desenvolvimento do Marco de Inteligência Artificial. O MCTI também realizou o lançamento de seis centros de inteligência artificial com aplicações na indústria 4.0, saúde 4.0, agro 4.0 e cidades inteligentes. O Brasil também entrou recentemente para o conselho diretor da Parceria Global em Inteligência Artificial (GPAI – sigla em inglês) que é uma iniciativa internacional para a promoção e desenvolvimento e o uso responsável da inteligência artificial.