Brasil | Demanda por assinatura aumenta no setor, diz Absolar

Com o aumento nas tarifas de energia devido à crise hídrica, clientes de menor renda têm buscado energia solar.

100

Valor – Gabriela Ruddy

O aumento das contas de luz em meio à crise hídrica que afeta os reservatórios das hidrelétricas e a consolidação do mercado de geração distribuída no Brasil têm levado consumidores de menor renda a procurar alternativas ao fornecimento de eletricidade pelas distribuidoras de energia no mercado cativo.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), Rodrigo Sauaia, aumentou, nos últimos meses, a procura de consumidores das classes C e D por projetos de assinatura de energia solar. Baseado no modelo de geração distribuída, que permite que o consumidor produza sua energia na própria residência ou de forma remota, algumas companhias têm oferecido a opção de assinatura de energia solar.

Desse modo, o consumidor pode passar a receber a energia elétrica de uma usina de geração solar localizada na mesma área de concessão da distribuidora da região em que mora, sem necessidade de desembolsar o investimento para a instalação de um projeto em seu telhado. A fatura mensal passa a ser paga à empresa de geração solar distribuída e não mais à concessionária de distribuição.

Mais informações: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/09/13/demanda-por-assinatura-aumenta-no-setor-diz-absolar.ghtml