Brasil | Dragão: conheça o supercomputador da Petrobras, o maior da América Latina

86

IT Forum – Marcelo Gimenes Vieira

São 20 toneladas de equipamentos distribuídos em oito fileiras que, somadas, alcançam 34 metros de comprimento linear. Dentro das máquinas, 200 terabytes de memória RAM e processadores suficientes para igualar a capacidade combinada de quatro milhões de smartphones ou cem mil laptops. Esse é o tamanho do Dragão, o mais recente (e poderoso) supercomputador da Petrobras.

O processo de montagem durou cerca de três meses, seguido por um período de instalação de softwares e operação assistida. Foram necessários dez caminhões para transportar as partes do supercomputador, que está em operação oficialmente desde o começo de junho.

Ele supera os dois maiores HPCs (sigla em inglês para computação de alto desempenho) da América Latina, o Atlas e o Fênix – ambos também pertencem à Petrobras. Segundo a Atos, parceiro responsável pela montagem do equipamento, o Dragão é 46º mais potente do mundo, enquanto o Atlas é o 94º.

Mais informações: https://itforum.com.br/noticias/dragao-conheca-o-supercomputador-da-petrobras-o-maior-da-america-latina/