Brasil | Eletricistas são treinados por realidade virtual

Modernização do trabalho na Enel utiliza termocâmeras, realidade aumentada e drones subterrâneos.

201

Valor – Carmen Nery

Os testes de redes inteligentes baseados no Programa P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) renderam frutos que hoje também estão sendo adotados nos principais projetos de smart grid de distribuidoras de energia, como Cemig e Enel.

A Enel conduz, há dois anos, o projeto Urban Futurability com R$ 125 milhões de recursos de P&D da Aneel. O teste ocorre na região paulistana da Vila Olímpia, em um grande laboratório a céu aberto, com mais de 40 tecnologias. Já foram digitalizados mais de 150 quilômetros da rede elétrica do bairro para mapear possíveis falhas antes que ocorram. Também foram mapeados 18 quilômetros de rede com o equipamento georadar para identificar imperfeições e interferências no solo.

“Criamos uma plataforma de modelagem tridimensional (3D Modeling) para ter uma visão 360º das ruas, verificando a distância das calçadas, os semáforos, as fachadas dos prédios. Modernizamos o trabalho dos eletricistas com treinamento por meio de realidade virtual, uso de termocâmeras, realidade aumentada e drones subterrâneos”, diz René Garrido, responsável por medição remota na Enel.

Leia mais: https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/10/27/eletricistas-sao-treinados-por-realidade-virtual.ghtml