Brasil | Empresas de telecom impulsionam emissão de CO2 das TICs no mundo, diz BCG

107

Teletime – Bruno do Amaral

Estudo do Boston Consulting Group (BCG) aponta que as empresas de telecomunicações estão impulsionando globalmente a emissão de CO2 de todo o setor de TIC. De acordo com o levantamento, 1,6% do total global de emissão é de responsabilidade das companhias de telecom, sendo que as TICs são responsáveis “por cerca de 3% a 4%” do dióxido de carbono emitido, o que é duas vezes mais do que o setor de aviação, por exemplo. 

No caso das empresas de telecomunicações, o BCG afirma que o principal motivo foi o aumento da demanda por conectividade durante a pandemia. Isso significa que em 2021, a tendência é que haja um crescimento de 60% no uso de dados, o que levará data centers a consumir 8% do total de eletricidade produzida no mundo até 2030.

Em comunicado, o diretor executivo, líder da prática de tecnologia, mídia e telecomunicações  e sócio do BCG Brasil, Nuno Gomes, diz: “Para reverter o cenário, medidas significativas precisam ser tomadas, como a adoção de padrões maiores de sustentabilidade para a empresa e seus fornecedores, políticas compartilhadas para rastrear os impactos ambientais, uso de energias renováveis e melhoria da eficiência energética dos produtos”. 

Leia mais: https://teletime.com.br/15/09/2021/empresas-de-telecom-impulsionam-emissao-de-co2-das-tics-no-mundo-diz-bcg/