Brasil | Empresas lançam sistema que indica áreas com risco de desmatamento

104

Valor – Daniela Chiaretti

Na Amazônia há 9.635 km2 sob risco de desmatamento em 2021. São 191 os municípios com áreas sob risco alto ou muito alto, 48 terras indígenas, 18 unidades de conservação, dois territórios quilombolas e 789 assentamentos rurais. Estes dados são o retrato de um futuro provável – a boa notícia é que este desastre pode ser evitado.

Os dados fazem parte de uma plataforma de previsão de risco de desmatamento, a PrevisIA, que como o nome diz, é a união de previsão com Inteligência Artificial. O trabalho pioneiro foi desenvolvido ao longo de dois anos pelos pesquisadores do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a Microsoft e o Fundo Vale e será lançado hoje.

Trata-se de uma ferramenta que possibilita aos gestores públicos intervir antes que o desmatamento aconteça. “Queremos uma mudança de paradigma, trocar a lógica: olhar para a frente, prevenir e evitar o desmatamento”, explica o pesquisador Carlos Souza Jr. “E promover uma intervenção preventiva, e não punitiva”, continua.

Mais informações: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/08/04/empresas-lancam-sistema-que-indica-areas-com-risco-de-desmatamento.ghtml