Brasil | EUA abordarão teles brasileiras para que não usem tecnologia da China no 5G, diz Faria

148

Teletime – Bruno do Amaral

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirma que conseguiu arquitetar um leilão do 5G sem ter entrado na geopolítica, apesar das restrições a fornecedores na obrigação da rede privativa. Porém, ele voltou a falar que não descarta que, após o leilão, o governo dos Estados Unidos procure as operadoras para tentar fazê-las não usar equipamentos de companhias da China, como Huawei e ZTE.

Ao voltar a explicar que fornecedores não participam diretamente do leilão, Faria afirmou: “Com certeza o governo [dos EUA] vai bater na porta delas no outro dia para que comprem tecnologia de outros”, destacou, ressaltando que os norte-americanos não detêm equipamentos de 5G. A afirmação foi dada nesta quarta-feira, 20, durante evento do portal Exame. 

Para Faria, o esforço para adequar as regras do edital do 5G foi no sentido de evitar possíveis disputas judiciais ou questionamentos no Tribunal de Contas da União em uma eventual decisão de impedir fornecedores. 

Leia mais: https://teletime.com.br/20/10/2021/eua-abordarao-teles-brasileiras-para-que-nao-usem-tecnologia-da-china-no-5g-diz-faria/