Brasil | Globo acelera transformação e fecha acordo de grande escala com Google Cloud

0
83

Teletime – Samuel Possebon

A Globo anunciou nesta quarta, 7, uma parceria inédita com o Google Cloud para a adoção preferencial de soluções de nuvem do Google, em um dos maiores acordos do gênero envolvendo grupos de mídia do mundo. Além de passar a maior parte do acervo da Globo para a nuvem pública do Google Cloud, o projeto prevê ainda o uso de ferramentas e algoritmos de conteúdos do Google para aplicações de inteligência artificial e recomendações, a migração de grande parte dos processos operacionais de produção de conteúdo para o ambiente de cloud, a migração dos serviços e também uma integração nativa entre o Android TV (sistema operacional do Google para smart TVs e set-top boxes) e o aplicativo do Globoplay. Como consequência, a Globo deve se desfazer, dentro de dois anos, de seus data centers próprios e deve intensificar o processo de virtualização de seus processos internos.

Segundo Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da Globo, a opção para uma nuvem pública já estava desenhada dentro do projeto “Uma Só Globo”, que unificou marcas e produtos da empresa e integrou equipes de produção. Mas com a pandemia e o crescimento do consumo de conteúdos em rede, e especialmente com os índices explosivos de demanda por conteúdos com o Big Brother (que cresceram 300% esse ano e demandam 3 vezes mais infraestrutura), a manutenção dos serviços em servidores próprios ficou mais desafiadora. “Isso traz um ganho de eficiência e escala. Mas o mais importante é que agora a gente passa a ter acesso a recursos computacionais e algoritmos de recomendação e Inteligência Artificial para o desenvolvimento de novos produtos, como personalização de publicidade”, diz o executivo em entrevista ao TELETIME.

Leia mais: https://teletime.com.br/07/04/2021/globo-acelera-transformacao-e-fecha-acordo-de-grande-escala-com-google-cloud/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here