Brasil | Ícone de 5G no celular agora confunde, diz ministro

71

Valor – Rafael Bitencourt e Fabio Murakawa

O Ministério das Comunicações acionará o Ministério da Justiça para fazer valer o ofício enviado, em maio, às operadoras de telefonia no qual solicita a retirada da indicação de rede de quinta geração (5G) das telas de celulares comercializados no Brasil. O órgão defende que o ícone, que aparece no canto da tela, só deverá ser usado a partir de julho de 2022, quando serão lançados os novos planos da nova tecnologia vinculados às licenças do megaleilão programado para este ano.

Após enviar o ofício, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, usou as redes sociais para fazer o alerta. Ele disse que a informação na tela dos celulares “está confundido a cabeça das pessoas”, pois se trata, na verdade, de um “4G plus” ou um “4G amplificado”.

A ideia de procurar o Ministério da Justiça é tratar da questão pela ótica da defesa do consumidor, da mesma forma como outros países tentam coibir a prática. “Nos EUA e na Europa, os ‘Procons’ de lá já conseguiram derrubar. O que as teles oferecem no Brasil é o ‘5G DSS’, não é o 5G de verdade”, disse Faria, ao Valor.

Mais informações: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/07/12/icone-de-5g-no-celular-agora-confunde-diz-ministro.ghtml