Brasil | ISPs vão para briga nacional no leilão do 5G

87

Convergência Digital – Ana Paula Lobo

Os ISPs da Iniciativa 5G Brasil vão para a briga no leilão 5G por uma licença nacional. A informação foi dada pelo diretor Executivo, Rudinei Gerhart, ao participar de evento do Tele.Síntese, nesta terça-feira, 05/10. Segundo ele, há pontos falhos no edital 5G, como a não determinação do roaming obrigatório por um período entre três e cinco anos, até que se estabeleça um nível de cobertura adequada. 

“O edital não foi o que entendemos que seria o melhor para dar mais competitividade. Uma operação de telefonia móvel necessita de 700 Mhz e 3,5GHz e, como está, é possível que um ISP pegue uma de 700 MHz e não uma de 3,5GHz. Sem as duas faixas, a operação é insustentável técnica e comercialmente”, afirmo Gerhart. Ao Teletime, o executivo confirmou que 421 provedores se mobilizaram para participar do leilão.

Com relação ao modelo, Gerhart diz que há três opções de participação: o ISP será dono de uma operadora, que terá o espectro e que vai usar uma infraestrutura de 1 milhão de km de fibra ótica no inventário. “O ISP será proprietário da operadora, mas também operador e mantenedor da infraestrutura”, diz.

Mais informações: https://www.convergenciadigital.com.br/Internet/ISPs-vao-para-briga-nacional-no-leilao-do-5G-58362.html