Brasil | MCTI vai destinar R$ 30 milhões para projetos de Open RAN

124

Convergência Digital – Luís Osvaldo Grossmann

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação vai financiar projetos relacionados à tecnologia Open RAN no Brasil. A ideia é fomentar indústria e academia a desenvolverem projetos que identifiquem como o país pode se inserir no ecossistema global da onda de redes interoperáveis por múltiplos fornecedores. 

De partida, serão R$ 30 milhões, com recursos provenientes da Lei de Informática, e com financiamento coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, dentro do programa de comunicações avançadas que já roda na instituição ligada ao MCTI. 

Os detalhes finais desse programa estão em curso, mas a construção está avançada o suficiente, a ponto de ter sido anunciada nesta sexta, 27/8, durante o GT Open RAN, coordenado pela Anatel. A novidade foi revelada ao grupo pelo diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do ministério, José Gontijo. 

Mais informações: https://www.convergenciadigital.com.br/Telecom/MCTI-vai-destinar-R%24-30-milhoes-para-projetos-de-Open-RAN-57983.html