Brasil | Ministro diz que viagem aos EUA vai dirimir dúvidas do TCU sobre o edital 5G

73

Tele.síntese – Lúcia Berbert

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse, nesta quarta-feira, 2, que as dúvidas do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a inclusão da obrigação de construção de rede privativa no edital do 5G serão dirimidas na viagem que comitiva oficial fará aos Estados Unidos a partir de domingo, 6. Três ministros da corte de contas vão conhecer as seis redes dos Departamentos de Defesa e de Estado norte-americanos, implantadas pela Nokia e a Ericsson. 

Os ministros Oto Alencar, Bruno Dantas e Raimundo Carreiro, relator do processo do 5G, foram confirmados na viagem a Washington e Nova York, onde também terão encontros no Departamento de Inteligência e na FCC (Comissão Federal de Comunicações). A ideia de Faria é conhecer a experiência da implantação da rede 5G naquele país. 

Faria reforçou que o leilão será realizado no segundo semestre e disse que o prazo pedido pelo TCU, de 60 dias, ainda não foi esgotado. Ele acredita que após essa visita, o edital será aprovado sem alterações, sem necessidade, portanto, de nova consulta pública. “Essa viagem é para dar celeridade ao leilão”, afirmou. 

Mais informações: https://www.telesintese.com.br/ministro-diz-que-viagem-ao-eua-vai-dirimir-duvidas-do-tcu-sobre-o-edital-5g/