Brasil | Ministro manda ofício às empresas pedindo remoção de ícone 5G para redes DSS

176

Teletime – Samuel Possebon

O ministro das Comunicações Fábio Faria cumpriu a promessa e levou adiante a ideia de pedir aos operadores de telecomunicações que parassem de usar o ícone de 5G na identificação da rede quando o aparelho é conectado a uma rede 5G DSS. Na última terça, 18, o ministro encaminhou ofício às operadoras móveis sugerindo que o ícone só passe a ser utilizado quando as redes 5G Standalone Release 16 estiverem ativadas, conforme edital em curso.

Segundo o ministro, a identificação das redes pelo ícone 5G pode induzir a população a um entendimento equivocado e a uma frustração, na visão do ministro, de que o 5G está implementado no Brasil e que não haveria melhoria de experiência significativa em relação ao 4G. Mas, conforme mostrou TELETIME, a exibição do ícone de 5G no status da rede é normatizada pelo 3GPP, que admite a exibição desta identificação quando o celular estiver conectado a uma rede 5G na modalidade DSS, que utiliza frequências do 4G.

Leia mais: https://teletime.com.br/19/05/2021/ministro-manda-oficio-as-empresas-pedindo-remocao-de-icone-5g-para-redes-dss/