Brasil | Monitoramento em tempo real evita desperdícios

Sistemas acompanham hábitos e perfil de consumo, ajudando a criar padrões de uso mais consciente.

110

Valor – Ana Luiza Mahlmeister

Em épocas de escassez, o desperdício pesa ainda mais no bolso do consumidor e no fornecimento das concessionárias. A medição inteligente e o monitoramento digital fazem um acompanhamento acurado do consumo, evitando perdas dos dois lados.

Inúmeros distúrbios afetam a qualidade da energia, como aqueles que são provocados por falhas na fiação elétrica da rua, da residência ou mesmo o roubo de cabos. Com o apoio da tecnologia é possível ter um diagnóstico mais acurado e atacar a fonte do problema, afirma Ricardo Vasconcellos, chief technology officer da Dayback.

A empresa criou o Dayback Energy, que monitora a geração e consumo de energia. As informações sobre hábitos e perfil de consumo são acompanhadas, ajudando a criar padrões de uso mais consciente. O sistema, que pode ser adquirido por qualquer unidade consumidora de fontes solar ou eólica, controla a geração distribuída para aperfeiçoar a utilização do recurso. Com algoritmos de inteligência artificial, prevê a geração de energia elétrica, eólica ou solar, conforme os dados utilizados para os cálculos. O algoritmo usa informações de previsão do tempo e o histórico de geração do dispositivo com um horizonte de cinco dias.

Mais informações: https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/08/30/monitoramento-em-tempo-real-evita-desperdicios.ghtml