Brasil | Motorola Solutions vai modernizar a segurança pública do Pará

A parceria com o estado brasileiro inclui 2.000 rádios portáteis APX900 e 23 estações repetidoras.

148

Leer en español

A Motorola Solutions anunciou na semana passada que vai modernizar os órgãos de segurança pública do estado do Pará, no Norte do Brasil. A parceria faz parte do projeto “Falando por todo o Pará”, que tem o objetivo de equipar o estado com tecnologias de rádio APCO P25 da Motorola Solutions para garantir uma resposta de emergência mais rápida.

“Comunicações integradas, claras e seguras são essenciais para combater o crime e manter as comunidades seguras, especialmente em um estado tão grande como o Pará”, disse Elton Borgonovo, presidente da empresa.

O Pará é o segundo maior estado brasileiro, tem oito milhões de habitantes e abrange parte da floresta Amazônica, o que acaba sendo um desafio para a segurança pública.

A parceria inclui 2.000 rádios portáteis APX900 e 23 estações repetidoras para promover a comunicação entre polícia militar e civil, bombeiros militares, serviços penitenciários e agentes de trânsito.

A companhia garante cobertura, gerenciamento e despacho eficazes em padrões de comunicação de missão crítica. Antes, as comunicações do Pará eram limitadas a redes comerciais.

“Já colhemos benefícios na primeira fase do projeto com maior operacionalidade em nossas ações policiais beneficiando as regiões Norte e Nordeste do Pará, e posteriormente teremos cobertura total do Estado”, afirma o Tenente Coronel Odiney Nogueira, titular da Diretoria de Informática e Telecomunicações (Ditel).

A Motorola Solutions estreou o projeto P25 no Brasil em agosto e, segundo a empresa, é o primeiro rádio no país que possui tela sensível ao toque com interface de usuário especialmente desenhada para a área de segurança pública. O aparelho ainda conta com o SmartConnect, que muda automaticamente para a rede LTE quando detecta que o rádio está sendo usado fora da área de cobertura LMR e vice-versa.

Outros acordos

Este não é o primeiro projeto da Motorola Solutions com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Em março, o estado anunciou uma parceria para construir o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O espaço será sustentável e servirá como base para os servidores de segurança pública realizarem o planejamento e execução das ações.