Brasil | Open RAN estará pronto para implantação da 5G no país, diz Qualcomm

Para representante da Qualcomm, a 5G deveria ser implementada junto com a Open RAN, enquanto operadoras defendem que a tecnologia ainda não estará madura o suficiente.

135

Tele.síntese – Ramana Rech

A tecnologia do Open RAN estará disponível até julho do ano que vem para que as telcos implementem a rede 5G dentro do modelo, declarou o vice-presidente da Qualcomm, Francisco Soares no evento Painel Brasil hoje, 28.

Para ele, a 5G será uma porta de entrada para a chegada do Open RAN. “Eu não acho que [o Open RAN] esteja muito prematuro para pensar nessa possibilidade. O projeto de negócios para ser implementado com a 5G deveria ser endereçado a questão OpenRAN”, afirmou o executivo. Nesse caso, a tecnologia se desenvolveria em meio a “ilhas de oportunidade” da 5G e evoluiriam a partir disso. “O próprio 5G vai entrar devagar também”, argumentou.

No entanto, essa visão não é compartilhada por todos do ecossistema de telecomunicações. Representantes da TIM e da Claro discordaram de que a tecnologia estaria madura o suficiente no ano que vem para a entrega da 5G.

Leia mais: https://www.telesintese.com.br/open-ran-estara-pronto-para-implantacao-da-5g-no-brasil-diz-qualcomm/