Brasil | País fracassa nas cadeias globais de inovação e tecnologia

86

Convergência Digital

Um estudo da Confederação Nacional da Indústria em parceria com a Totvs aponta para as fragilidades da posição do Brasil nas cadeias globais de valor, notadamente em manufatura e inovação, e destaca a crescente dependência da exportação de commodities. 

Além disso, diante de alguns impactos da pandemia de Covid-19, como a escassez de semicondutores, o estudo aponta que o “risco de depender de uma ou duas fontes de fornecimento de insumos e de produtos se mostrou evidente e a procura, ao menos para alguns seguimentos, passou a ser por diversificar geograficamente, permitindo a entrada de novos atores nas cadeias globais”.

O estudo, elaborado pelos pesquisadores Tim Sturgeon e Mark Dallas, do Industrial Performance Center do Massachussets Institute of Technology (IPC-MIT) e do Union College, ressalta que as exportações do Brasil dependem cada vez mais de recursos naturais pelo fato do país não ter entrado nas cadeias globais de valor. 

Leia mais: https://www.convergenciadigital.com.br/Inovacao/Brasil-fracassa-nas-cadeias-globais-de-inovacao-e-tecnologia-58385.html