Brasil | Parlamentares mostram preocupação com obrigação do 5G standalone no leilão

0
96

Teletime – Marcos Urupá

A obrigação de implantar uma rede de 5G standalone (SA) conforme o Release 16 do 3GPP previsto como uma das obrigações no edital do leilão das faixas é um fator que pode encarecer o acesso à tecnologia para os consumidores, alegam parlamentares que integram o Grupo de Trabalho do 5G na Câmara dos Deputados. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) coordenadora do GT, acredita que a obrigação é contraditória para um país como o Brasil, que ainda tem locais sem cobertura 4G. O padrão exigido no edital aprovado pelo conselho diretor da Anatel (e que está sendo encaminhado ao Tribunal de Contas da União), ainda tem presença tímida em outros países.

A coordenadora do GT disse que ficou preocupada de ouvir do ministro das Comunicações, Fabio Faria, sobre os custos de implantação da rede com Release 16 que caberá às empresas. “Sobre a tecnologia standalone, como aplicar tal exigência em um país que está ainda sem a ampliação do uso da tecnologia 4G?”, indagou a parlamentar.

Leer más: https://teletime.com.br/18/03/2021/parlamentares-mostram-preocupacao-com-obrigacao-do-5g-standalone-no-leilao/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here