Brasil | Robô Laura monitora pacientes com Covid-19 no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

228

Convergência Digital

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz vai usar uma ferramenta de inteligência artificial para auxiliar no monitoramento de pacientes com Covid-19, capaz de indicar precocemente e até antever situações de piora do quadro clínico e de sepse, uma condição médica grave relacionada às infecções e responsável por alto risco de mortalidade hospitalar.

Batizada de Robô Laura, a plataforma virtual criada pela startup paranaense Laura estará disponível a partir de maio na Unidade Paulista do Hospital, por meio de uma parceria com o Grupo Fleury, prestador de serviço responsável pela operação de análises clínicas, permitindo a utilização da ferramenta na avaliação dos internados na Instituição.

Com o auxílio de algoritmos de inteligência artificial, o software conectará os prontuários eletrônicos dos pacientes a um painel de gestão localizado na central de enfermagem das unidades de internação e UTIs. Cada novo dado clínico do paciente será utilizado em tempo real para predizer o risco de piora clínica e identificar precocemente os pacientes para uma avaliação e assistência prioritárias, apoiando as equipes médicas e assistenciais na tomada de decisão para a priorização dos atendimentos a casos mais graves.

Leia mais: https://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=57031&sid=97