Brasil | SES-17 trará cobertura total do país com banda Ka

161

Teletime – Bruno do Amaral

Um projeto de cinco anos da SES está próximo de finalmente ser colocado em operação. Na próxima sexta-feira, 22, será lançado da base de Kourou, na Guiana Francesa, o satélite geoestacionário SES-17. Os testes foram concluídos em setembro e o equipamento já está sendo preparado no foguete Ariane 5, da Ariane Espace. A previsão é de que os serviços com a capacidade em banda Ka já estejam disponíveis nas Américas, incluindo o Brasil, no começo de 2022.

A aposta inicial da operadora é no mercado de conectividade a bordo de aviões (IFC), uma vez que a Thales Avionics é a cliente âncora. A Thales Alenia Space é fabricante do satélite, que ficará posicionado em 67,1º Oeste. 

Em conversa com jornalistas nesta terça-feira, 19, o CTO da SES, Ruy Pinto, destacou que a intenção é de expandir a quantidade de teleportos para o novo satélite. “Vamos começar com oito, no Canadá, Chile e Colômbia. Estamos planejando pelo menos mais uma estação de acesso no Brasil, possivelmente em Hortolândia (SP)”, declarou. No total, deverão ser 16 gateways.

Mais informações: https://teletime.com.br/19/10/2021/ses-17-trara-cobertura-total-do-brasil-com-banda-ka/