Brasil sofre com desigualdade de conectividade entre regiões

Quase mil municípios ainda não tem backhaul de fibra óptica

0
179

Leer en español

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Brasil revelou que 988 municípios ainda não têm fibra óptica no backhaul. A versão atualizada do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT) foi publicada nesta semana e ainda mostrou que a maioria das cidades sem fibra no backhaul estão nas regiões Norte e Nordeste, além de alguns municípios na região norte de Minas Gerais.

O levantamento feito pela Anatel aponta que a quantidade de municípios com infraestrutura de backhaul de fibra óptica aumentou significativamente de 2015 para 2020, saindo de 48,2% para 82,3%, o que representa 4.582 municípios e o referente a 95% da população brasileira.

Para a Agência, a evolução das redes aumentou por dois motivos principais: o aumento da demanda e a melhoria nos seus dados, que passou a contar com informações de prestadores de pequeno porte que também estão expandindo suas redes com fibra.

No entanto, os estados do Norte e do Nordeste brasileiros e a região Norte de Minas Gerais apresentam diversos municípios sem cobertura de backhaul com fibra óptica. Além de ressaltar a desigualdade digital no país, essa brecha prejudica o aumento da velocidade média e o aumento da densidade de acessos nas áreas.

O plano, revisado todos os anos, faz um diagnóstico do conjunto de estrutura de telecomunicações, aponta as lacunas nas redes de transporte e de acesso em todo o país, apresenta de projetos de investimentos e possíveis fontes de financiamentos a serem utilizadas pelo Poder Público para a execução desses projetos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here