Brasil | TCU suspende liquidação do Ceitec e quer informações do governo

131
Indústria de semicondutores CEITEC.

Convergência Digital – Luís Osvaldo Grossmann

O Tribunal de Contas da União determinou que o Ministério da Economia suspenda, por 60 dias, o processo de liquidação do Ceitec, a estatal do chip. Rachados em 4 votos a 3, a maioria dos ministros entendeu que o governo ainda não apresentou argumentos convincentes de que o fechamento da única fabricante de semicondutores da América Latina é a melhor política pública. 

“Sei que estamos na contramão em tanta coisa, mas não podemos ir na contramão do mundo. Os Estados Unidos acabam de aprovar US$ 52 bilhões para renacionalizar sua indústria de chips. E nós estamos falando em fechar uma empresa porque ela custa 0,7% do Orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia. A Embraer levou 50 anos para alcançar a maturidade. O Ceitec tem oito. Tecnologia exige tempo e paciência”, ressaltou o ministro revisor, Vital do Rego, ao defender a proposta que obteve apoio da maioria. 

O relator do processo, Walton Rodrigues, por outro lado, acha que o Ceitec jamais deveria ter sido criado. Segundo defendeu em seu voto, não há como o Brasil querer competir com Taiwan ou EUA no mercado de semicondutores. Além disso, considera que os recursos investidos no Ceitec foram desperdiçados. “É uma empresa desastrosa que em todo esse tempo só produziu 34 patentes, que sempre viveu de subsídios orçamentários federais e que jamais efetivou o que prometeu. É uma empresa inteiramente dependente do governo federal, sendo incapaz de andar com as próprias pernas”, disparou o relator. 

Leia mais: https://www.convergenciadigital.com.br/Governo/Rachado%2C-TCU-suspende-liquidacao-do-Ceitec-e-quer-informacoes-do-governo-58026.html