Brasil | Tecnologia mineira para produção sustentável de carvão vegetal ganha mundo

123

Estado de Minas – Junia Oliveira

Tecnologia 100% mineira, originária de conhecimento produzido nos laboratórios da Universidade Federal de Viçosa, (UFV), na Zona da Mata, está ganhando o mundo por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). No centro da parceria figura um sistema de produção sustentável de carvão vegetal que se espalha pelo Brasil e diversos países para fomentar de maneira ambientalmente correta um dos setores-chave da economia: a siderurgia.

O sistema de fornos-fornalha, criado por pesquisadores da UFV em atendimento a demandas do setor privado, foi lançado há 13 anos e está em sua oitava geração. Ele conta ainda com a parceria das universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus Montes Claros, no Norte do estado, e Federal de São João Del-Rei (UFSJ), no campus Sete Lagoas, Região Central de Minas.

O contexto não poderia ser mais favorável: Minas Gerais é o estado que mais produz carvão vegetal para atender a indústria siderúrgica. São 6 milhões de toneladas por ano, sendo 74% para produção de ferro-gusa – a matéria-prima do aço –, cerca de 12% para o setor de ferro, liga e silício metálico e outros 12% para o carvão, direcionado à cocção de alimentos, popularmente conhecido como carvão para churrasco.

Mais informações: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2021/07/19/internas_economia,1287848/tecnologia-mineira-para-producao-sustentavel-de-carvao-vegetal-ganha-mundo.shtml