Brasil | Teles levam vantagem com base forte de clientes

Carteiras digitais oferecem transferências e pagamentos.

123

Valor – Ana Luiza Mahlmeister

A abertura do mercado financeiro para outras instituições além dos bancos, como as fintechs, atraiu as operadoras de telecomunicações para este filão. Elas entram com vários pontos de vantagem: a grande base de clientes cativos com canais já abertos de relacionamento, vendas e marketing.

A padronização de pagamentos com o Pix e o open banking facilitou o lançamento de serviços como os da Claro e da Vivo, sem necessidade do uso do cartão de débito ou crédito ou de conta em instituições financeiras tradicionais, o que facilita o acesso das pessoas sem conta em banco.

“Na carteira digital das operadoras é possível receber valores, transferir e fazer pagamentos com o Pix ou QRCode”, explica Carlos Netto, CEO da Matera. O relacionamento com sua base de assinantes pré-pagos, por exemplo, incentiva o carregamento on-line de créditos, pulando os intermediários, além de compras com desconto em uma rede de parceiros varejistas. “Isso vai popularizando o uso da carteira digital para uma base de milhões de assinantes, sem que as operadoras tenham que fazer grandes esforços de marketing.”

Mais informações: https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/09/30/teles-levam-vantagem-com-base-forte-de-clientes.ghtml