Brasil tem a primeira videochamada com “5G puro”

Na instalação da Nokia em São Paulo, o ministro das Comunicações ligou para o presidente Jair Bolsonaro, que estava em Brasília.

0
201

O Brasil teve a primeira chamada de vídeo com a tecnologia 5G standalone (“5G puro”) nesta sexta-feira, 9. O ministro das Comunicações Fábio Faria estava nas instalações da Nokia, em São Paulo, quando ligou para o presidente Jair Bolsonaro, que estava no Palácio do Planalto, em Brasília.

Segundo o Ministério das Comunicações, foi a primeira vez que dois terminais de 5G standalone foram conectados na América Latina. A ação foi feita em parceria com a Nokia Brasil e a Embaixada da Finlândia.

Na ligação, Faria mostrou a antena de 5G da Nokia ao Presidente. O equipamento é quatro vezes menor, quatro vezes mais leve e exige menos energia do que a antena do 4G, disse o ministro.

Em Brasília, o gabinete presidencial contava com uma estrutura específica para essa rede, o que possibilitou a videoconferência em ultravelociadade, estável e sem interferência.

De acordo com Faria, a ação desta sexta-feira foi um desdobramento da Missão 5G, organizada pelo governo brasileiro em fevereiro deste ano para conhecer a tecnologia. Na viagem, a comitiva visitou a Nokia, na Finlândia, e outras empresas na Suécia, no Japão e na China.

5G no Brasil

Enquanto o edital do 5G está em análise pelo Tribunal de Contas da União, o Ministério tem se empenhado em conhecer as tecnologias das empresas que fabricam equipamentos da nova geração de conectividade. No último mês, Faria participou da inauguração da primeira linha de produção de placas 5G na América Latina, em São José dos Campos.

Espera-se que o leilão de radiofrequências aconteça ainda neste ano e que todas as capitais tenham o 5G standalone até julho de 2022.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here