Brasil tem primeiro aeroporto do mundo com OpenRoaming em rede Wi-Fi 6

O Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, adotou padrão de roaming aberto para viajantes, lojistas e funcionários usarem Wi-Fi 6.

316

Leer en español

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, é o primeiro do mundo com acesso OpenRoaming ao Wi-Fi 6, anunciou a Wireless Broadband Alliance (WBA) na semana passada. O serviço está disponível no Terminal 3.

O OpenRoaming permite que os viajantes, funcionários do aeroporto e lojistas usem Wi-Fi sem ter que se registrar e efetuar login. Além dessa facilidade, a nova geração da rede sem fio oferece maior confiabilidade, baixa latência e maior eficiência em locais com grande número de dispositivos conectados.

O Wi-Fi 6 foi lançado no aeroporto em outubro de 2020, sendo o primeiro do mundo com acesso à tecnologia. Os usuários têm até quatro horas de acesso gratuito, inclusive a partir de dispositivos Wi-Fi de geração mais antiga. O serviço está disponível em todas as áreas públicas do local.

“A rede GRU destaca o papel crítico que o OpenRoaming desempenha ao fornecer às pessoas acesso instantâneo e ultra-seguro a redes Wi-Fi”, disse Tiago Rodrigues, CEO da WBA.

Fornecedores

O projeto contou com a parceria da Boingo, que projetou, instalou e gerencia a rede GRU. 

Os pontos de acesso, roteadores e switches são da Cisco e a Samsung forneceu aos funcionários aparelhos e outros dispositivos habilitados para a nova geração da rede sem fio com chipset da Broadcom, o que possibilita maximizar a produtividade e a capacidade de resposta aos passageiros usando o Wi-Fi 6.