Brasil | TIM, MediaTek e Ericsson testam agregar espectro no 5G SA para aumentar cobertura

109

Teletime – Marcos Urupá

A TIM e as fornecedoras Ericsson e MediaTek realizaram teste piloto no município de Itajubá (MG) com a tecnologia de agregação de portadoras em arquitetura 5G standalone, utilizando modulação TDD (que avaliam a oscilação do sinal por tempo) e FDD (que avaliam a oscilação por frequência) simultaneamente e com base em numerologias distintas. Segundo comunicaram as empresas nesta sexta, 27, o objetivo dos testes era medir a capacidade de ampliação da cobertura, que chegou a um índice de 65% na banda média.

O piloto foi realizado ao longo de todo o mês de julho e utilizou a infraestrutura de rede da TIM. Na ocasião foram utilizados o chipset Dimensity 1100, da MediaTek, além do rádio 5G AIR 3239 da Ericsson. O teste contou com canal de 100 MHz de banda média (3,5 GHz) e do compartilhamento de espectro da Ericsson (ESS) ativada com capacidade de 10 MHz na banda de 2.600 MHz.

Mais informações: https://teletime.com.br/27/08/2021/tim-mediatek-e-ericsson-testam-agregar-espectro-no-5g-sa-para-aumentar-cobertura/