Brasil | Todas as cidades mineiras convocadas iniciaram adesão ao Digitaliza Brasil

Minas Gerais teve 470 municípios listados na fase 1.4 do programa; após qualificadas, prefeituras poderão receber os equipamentos e a instalação da infraestrutura para a transição do analógico para o digital.

118

Ascom | Ministério das Comunicações

Mesmo faltando mais de dez dias para o fim do prazo definido, todos os 470 municípios mineiros listados na fase 1.4 do programa Digitaliza Brasil já manifestaram interesse em aderir ao processo de transição para o sinal digital de TV. As prefeituras que outorgaram poderão receber, quando qualificadas, os equipamentos e a instalação da infraestrutura para a mudança. O tempo da televisão analógica em breve será história do passado.

“Nas cidades brasileiras onde as pessoas contam apenas com o sinal analógico é impossível usufruir das novidades que a TV digital traz. Estamos avançando com o Digitaliza Brasil para mudar essa realidade”, ressalta o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Nos municípios previstos no programa, as famílias com baixa renda que atendam aos requisitos definidos pelo grupo gestor da digitalização (Gired) também vão receber kits conversores, para sintonizar a TV digital mesmo sem precisar trocar seus aparelhos de televisão.

Minas Gerais foi o primeiro estado da Região Sudeste a ter municípios convocados, após três fases do Digitaliza Brasil voltadas para as cidades do Nordeste. O Ministério das Comunicações (MCom) publicou no final de setembro (dia 22) o edital da quarta etapa, com início das manifestações programado para 11 de outubro. Menos de 20 dias depois, 100% das prefeituras deram início ao processo.

Para o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, a televisão digital representa um salto de qualidade na experiência do usuário. “As prefeituras levarão mais qualidade de som e imagem à população, com maior diversidade de programação e possibilidade de interatividade. É um marco importante para os municípios”, reforça.

Por meio do Digitaliza Brasil, o MCom irá levar sinal digital de televisão a 1.638 municípios que só transmitem em sinal analógico. O processo de digitalização nessas localidades será concluído até 2022 e irá beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros.

Adesões – As primeiras cidades convocadas para aderir ao Digitaliza Brasil estão da região Nordeste. O MCom já lançou cinco editais, contemplando 1.050 cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais. Do total, 99,2% confirmaram o interesse.