Brasil | Uma das infovias do Norte Conectado será retirada do edital 5G. Motivo? Já existe.

A Infovia 07, que interliga Barcelos (AM) a São Gabriel da Cachoeira (AM) seria construída, conforme a previsão do governo, entre 2022 e 2023. Mas já está pronta. Foi feita pelo Exército dentro do Programa Amazônia Conectada, iniciado ainda no governo Dilma Rousseff, e que foi alvo de duras críticas por parte do TCU em 2019.

90

Tele.síntese – Rafael Bucco

O Ministério das Comunicações (MCom) enviou ofício à Anatel na última semana avisando a agência para desconsiderar a Infovia 07 como parte da obrigação presente no edital 5G relativa ao Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS). O programa previa a construção de sete, agora seis, infovias subfluviais instaladas no leito dos rios do Norte do país a fim de levar conectividade à população ribeirinha.

No entanto, um dos trechos considerados na minuta do edital, a Infovia 07, foi construído pelo Exército no âmbito do Programa Amazônia Conectada. O trecho, portanto, já existe. A rede já feita que seria a Infovia 07 interliga Barcelos (AM) a São Gabriel da Cachoeira (AM). Mas foi construída dentro do projeto militar que jogou fibra óptica ao longo do rio Negro, interligando Manaus (AM) a Barcelos (AM).

“Nesse sentido, a Infovia 07 pode ser removida do rol de obrigações do Edital 5G, devendo-se providenciar as adequações pertinentes, relativas a esse trecho”, informou o secretário de telecomunicações, Artur Coimbra, no ofício enviado ao conselheiro Carlos Baigorri e ao presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais no dia 26 de agosto.

Mais informações: https://www.telesintese.com.br/uma-das-infovias-do-norte-conectado-sera-retirada-do-edital-5g-motivo-ja-existe/