Brasil | Uso de fundos setoriais pode ampliar o acesso à Internet

País também sofre com burocracia e leis que dificultam instalação de infraestrutura.

130

Valor – Denis Kuck

Aplicar os valores arrecadados pelos fundos setoriais de telecomunicações no setor aumentaria a conectividade no país, que tem 40 milhões de pessoas sem acesso à internet. Segundo a Conexis Brasil Digital, associação que reúne as operadoras de telefonia, de 2001 a 2020 o Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) arrecadou R$ 26,7 bilhões, mas o valor não foi usado para expandir a conectividade.

“É fundamental usar esses recursos para levar internet às populações mais vulneráveis”, diz o presidente da Conexis, Marcos Ferrari. A entidade também defende a harmonização das leis de antenas nas cidades e elogia municípios como Brasília, Porto Alegre e Rio, que têm legislações mais modernas.

“O Brasil tem hoje cerca de 300 leis municipais que dificultam ou impedem a instalação de antenas. O setor defende a adequação à Lei de Antenas federal, tornando o licenciamento mais rápido e simples. O 5G vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G, mas são antenas pequenas, algumas do tamanho de uma caixa de sapato, não é razoável tratar essas antenas como edificações”, diz Ferrari.

Mais informações: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/09/21/uso-de-fundos-setoriais-pode-ampliar-o-acesso.ghtml