Brasil | Vale inicia operação de caminhões autônomos em seu maior complexo, no Pará

A inciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas para ampliar a segurança dos empregados, tornar a operação mais ambientalmente sustentável e obter ganhos de competitividade.

257
Michael Roger/ Vale

Valor

A Vale iniciou a operação de seis caminhões fora de estrada autônomos no Complexo de Carajás, no Pará, e informou que até o fim do ano serão 10 veículos operando no local. Segundo a empresa, a inciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas para ampliar a segurança dos empregados, tornar a operação mais ambientalmente sustentável e obter ganhos de copetitividade.

Os caminhões autônomos têm capacidade para transportar 320 toneladas e estavam em teste em uma área isolada de Carajás desde 2019. Esta semana eles iniciaram a fase final de testes na mina N4E e na quarta-feira entraram oficialmente em produção. Além dos caminhões, já estão em operação no Complexo de Carajás quatro perfuratrizes autônomas e mais três perfuratrizes começarão a operar até o fim do ano.

A operação autônoma começou a ser implantada pela Vale na mina de Brucutu, em Minas Gerais, em 2016, e hoje abrange todos os 13 caminhões fora de estrada dessa unidade. Desde a implantação em Brucutu, não foi registrado nenhum acidente causado pelos caminhões.

Mais informações: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/09/02/vale-inicia-operao-de-caminhes-autnomos-em-seu-maior-complexo-no-par.ghtml