Como imagens de satélite podem ajudar a melhorar produção agrícola

Com a tecnologia satelital, é possível saber coordenadas, quantidade e qualidade plantações

0
150

Leer en español

Dados coletados via satélite podem ajudar a aumentar a produtividade do agronegócio, melhorar a qualidade e reduzir custos dos produtores, segundo Ángela Díaz Labrador, gerente de Desenvolvimento de Negócios da ST Engineering – Geo Insights.

Em um evento da Futurecom sobre agronegócio nesta quarta-feira, 14, a gerente apresentou como as imagens fornecidas pela rede de satélites da empresa e de parceiros podem auxiliar os produtores brasileiros. Um dos exemplos reais apresentados foi o da plantação de palma de óleo.

Labrador mostrou uma foto de área produtora de palmeiras e afirmou que, com uma contagem automatizada, a companhia sabe o número exato de palmas: 143.867. Também é possível saber quantas são as árvores jovens, que exigem mais atenção devido ao crescimento, as coordenadas geográficas de cada uma, o diâmetro de copa e o status de crescimento, se elas estão saudáveis.

A ST Engineering acompanhou o produtor de 2017 a 2019. Nesse período, a produção aumentou de 2 milhões de toneladas para 3 milhões de toneladas. “Isso porque ele conseguiu aumentar a produtividade, fazer uma melhor gestão, tomar decisões rápidas, caso a palma não estivesse saudável, e assim ele também conseguiu reduzir custo de manutenção, de equipamentos, de mão de obra”, explicou. Como resultado, a rentabilidade do agricultor cresceu 7%.

“A gente gera e transforma essas informações de satélite de dados em informações e soluções para os diversos desafios do agronegócio”, completou Labrador.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here