Dataprev é notificada por licitação para comprar reconhecimento facial

439

Convergencia Digital – Ana Paula Lobo

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) notificou a empresa pública responsável pela segurança dos dados e informações previdenciárias dos brasileiros, requerendo a suspensão da licitação para aquisição de tecnologia de reconhecimento facial e impressão digital até que seja sanado o sistemático vazamento de dados dos beneficiários do INSS. A iniciativa de compra foi divulgada pelo portal Convergência Digital.

Para o Idec, o grave vazamento que ocorre há anos com as informações dos aposentados e pensionistas, usados para o cometimento de fraudes e assédio insistente para a oferta de crédito consignado, deixa explícita a vulnerabilidade da segurança das informações sob responsabilidade da Dataprev. “Não é razoável que se implemente uma tecnologia que utilize dados sensíveis sem que o cidadão tenha segurança de que esses dados serão tratados de forma segura e não serão vazados para empresas que possuem práticas abusivas ou mesmo ilegais. É uma questão de responsabilidade com os dados dos consumidores que, tudo indica, está sendo desprezada”, alerta Diogo Moyses, coordenador do programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Idec.

Leer más: https://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=51597&sid=10&tpl=printerview