Brasil | Fim do prazo para cadastrar estações profissionais em banda C preocupa satelitais

0
61

Teletime – Bruno do Amaral

Termina nesta quinta-feira, 1º, o prazo estabelecido pelo edital de 5G aprovado pela Anatel para o cadastro das estações profissionais na Anatel para que as empresas de radiodifusão possam entrar no programa da migração da banda C estendida (3.625-3.700 MHz) e convencional. A etapa é necessária porque esses equipamentos invariavelmente sofreriam interferências com a utilização do espectro para o serviço 5G, previsto para começar a ser utilizado nas capitais e Distrito Federal em julho de 2022. Mas há risco de subnotificações, na visão de operadoras satelitais.

As companhias e entidades que as representam fizeram campanhas junto a clientes radiodifusores para efetuar o cadastro das antenas receptoras, transceptoras e transmissoras que utilizam a faixa. A estimativa é de que sejam 30 mil estações profissionais no País, mas empresas estimam que pelo menos 12 mil já tenham sido cadastradas até a semana passada. Ou seja, haveria um déficit de cerca de metade.

Leia mais: https://teletime.com.br/01/04/2021/fim-do-prazo-para-cadastrar-estacoes-profissionais-em-banda-c-preocupa-satelitais/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here