Huawei aposta em Cloud e IA para transformação digital

Além da conectividade possibilitada pelas operadoras, a Huawei acredita que Cloud e IA são essenciais para criar aplicações inteligentes.

142

Leer en español

Conectividade, nuvem e inteligência artificial (IA) são as apostas da Huawei para levar o mundo à transformação digital. Foi o que Marcelo Motta, diretor de Cibersegurança e Soluções para a América Latina da companhia, explicou em um evento virtual sobre transformação na quinta-feira, 27.

O executivo comentou que, além da maior conectividade possibilitada pelas operadoras de telecomunicações, é necessário ter um ecossistema para gerar mais aplicações diversas verticais, como agricultura, mineração e indústria.

Um dos casos de uso citados foi em uma fazenda em Rio Verde, no estado de Goiás. Com o monitoramento da plantação usando drones e rede 5G, houve redução do uso de agrotóxicos, fertilizantes, sementes e até água, já que era possível visualizar e atender apenas as áreas que precisavam de cada recurso.

Esse e outros tipos de utilização são possíveis com um modelo da Huawei que envolve nuvem e IA. O executivo falou que dispositivos conectados geram dados que são analisados por IA na nuvem. Essa análise permite criar outras aplicações inteligentes. 

“O processo já está acontecendo, não precisa esperar o 5G. Nós achamos que o 5G será um acelerador desse cenário”, disse Motta. E completou afirmando o papel da Huawei: dar condições para facilitar novos tipos de aplicações.

Além disso, o diretor garantiu que segurança e privacidade fazem parte da estratégia da companhia. A Huawei possui formas de proteger a base de dados e o acesso a essas informações, com criptografia e autenticação multifator em seus sistemas, por exemplo.