Huawei e empresa brasileira apostam em soluções sustentáveis de energia

A companhia chinesa ampliou a parceria com a WDC Networks para oferecer soluções de infraestrutura de data centers e armazenamento de energia.

306

Leer en español

A Huawei anunciou recentemente que está ampliando sua parceria com a WDC Networks, empresa brasileira focada no aluguel de tecnologia. As companhias trabalham juntas desde junho, quando se uniram para oferecer novas soluções ao mercado de energia solar fotovoltaica.

“Agora, além da parceria no solar, fazemos parte do segmento de Digital Power [da Huawei] que engloba toda a infraestrutura de datacenters, especialmente para atender uma demanda crescente de edge datacenters, alinhado com as necessidades de criar infraestrutura necessária para o 5G e IoT”, diz Vanderlei Rigatieri, CEO e fundador da WDC.

As novas soluções incluem equipamentos para controle inteligente de temperatura e energia, baterias de lítio e sistemas híbridos de energia que suportarão a infraestrutura da rede 5G.

“Hoje, as operadoras de celular no Brasil gastam mais de R$ 2 bilhões por ano só com energia. As soluções desta nova área da Huawei podem reduzir drasticamente o consumo de energia, em alguns casos com até 30% de economia”, afirma Rigatieri. Além de telecomunicações, ele acredita que outros setores como o agronegócio e indústrias serão beneficiados por essas tecnologias.

A Huawei está empenhada no desenvolvimento de soluções menos nocivas ao meio ambiente. Na semana passada, a empresa chinesa lançou dois equipamentos para a construção de redes móveis mais sustentáveis: o Green Site, que consome até 50% menos energia do que as estruturas tradicionais, e o Power Star 2.0, que possui recursos inteligentes de estações base para reduzir o consumo de energia em 25%.

A expectativa é que a divisão Digital Power tenha um faturamento de US$ 20 bilhões no mundo todo em 2025.