Home DPL NEWS Huawei faz parceria no Brasil para projeto 5G no agronegócio

Huawei faz parceria no Brasil para projeto 5G no agronegócio

A empresa chinesa assinou um acordo com o Parque Tecnológico Itaipu e a Coopavel para criar inovações no campo. O investimento inicial é de R$ 6 milhões.

323

Leer en español

A Huawei se uniu com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel) para desenvolver o “maior projeto de inovação aberta do Brasil no agronegócio”, utilizando as redes 5G

O Protocolo de Intenções assinado na passada quinta-feira, 1, prevê a instalação de uma antena 5G na área do Show Rural Coopavel, no Paraná, que dará o suporte necessário para testes e validação de novos produtos de empresas âncoras, startups e academia.

O investimento inicial é de R$ 6 milhões, com a maior parte dos recursos vinda da empresa chinesa. Já a seleção e incubação das startups é de responsabilidade do PTI, que também atenderá as demandas da rede de cooperados da Coopavel.

“A tecnologia móvel 5G, além da navegação mais rápida, promete criar uma grande revolução no setor por meio das possibilidades de automação e geração de dados em tempo real em diversos setores da cadeia produtiva”, disse Francisco Menezes, diretor de Vendas da Huawei. “O agronegócio é muito relevante para o país, tem potencial de gerar modelos de negócios para a Huawei, e ainda impulsionar o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, completou.

Funcionamento

O sinal da antena alcançará um raio de até cinco quilômetros, o que deve melhorar a conectividade no campo, e o local contará com um espaço de coworking para facilitar o trabalho das empresas e profissionais envolvidos.

Com a estrutura da rede 5G, os clientes e fornecedores da Coopavel e a indústria de soluções para o agronegócio poderão testar aplicações inovadoras, como monitoramento e transmissão em tempo real de imagens em alta definição para acompanhamento à distância, funcionamento mais autônomo e inteligente de tratores, colheitadeiras, plantadeiras, semeadoras e pulverizadores, informações precisas sobre condições climáticas e alimentação, comportamento e saúde dos animais.

As soluções desenvolvidas serão apresentadas na próxima edição do Show Rural Coopavel, no próximo ano.