Huawei investe em energia solar no Brasil

O projeto apoiado pela Huawei fornecerá energia renovável para mais de 3 mil pessoas de forma gratuita.

181

Leer en español

A Huawei é uma das 50 companhias que estão investindo no projeto de uma nova usina solar no estado do Tocantins, na região Norte do Brasil. O projeto é de responsabilidade das empresas zMatch e 77Sol.

A usina vai abastecer, de forma gratuita, as 1.600 casas do município de São Félix do Tocantins, localizado no Parque Estadual do Jalapão. Estima-se que o projeto vai empregar 40 pessoas diretamente e mais uma centena indiretamente.

A Huawei vai doar inversores fotovoltaicos por meio das suas empresas parceiras do segmento de energia, a HDT Energy e a WDC Solar. Os equipamentos convertem e armazenam a energia captada pelos painéis solares.

“O projeto da 77Sol e da zMatch é uma grande oportunidade para ampliarmos um dos pilares da Huawei, que é inovação atrelada a sustentabilidade”, disse Mason Qing, presidente da Huawei Digital Power no Brasil, acrescentando que a usina é uma ferramenta para o desenvolvimento local.

Energia no Brasil

Cerca de 63,8% da eletricidade do Brasil é produzida por hidrelétricas. No entanto, a geração de energia por via solar vem crescendo. Recentemente, o país ultrapassou a marca histórica de 10 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Os dados consideram usinas de grande porte e em pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos

Os 10 GW representam pouco mais de 70% da potência da usina de Itaipu, no Paraná, uma das maiores hidrelétricas do mundo.