MCTI faz acordo com ABDI para desenvolver tecnologias 4.0

O objetivo do Acordo de Cooperação Técnica é aumentar a produtividade brasileira, a competitividade e o desenvolvimento do mercado de soluções tecnológicas.

285

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento de tecnologias 4.0.

A iniciativa prevê realizar ações conjuntas para o desenvolvimento, adoção e difusão de tecnologias digitais. O objetivo é aumentar a produtividade do setor produtivo brasileiro, a competitividade e o desenvolvimento do mercado de soluções tecnológicas.

No evento, o ministro Marcos Pontes agradeceu a parceria. “O trabalho em conjunto forma um resultado magnífico. Será através da ciência, das novas tecnologias e da inovação que vamos transformar esse país”, disse.

Para o presidente da ABDI, Igor Calvet, “esse ato representa a concretização de nossos esforços conjuntos para estimular a adoção e difusão das novas tecnologias e da transformação digital”.

A ABDI participa das Câmaras da Indústria 4.0, Agro 4.0; Saúde 4.0 e Cidades 4.0, do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Com o acordo, a expectativa é que a Agência sirva de laboratório para testes e validação de políticas discutidas e lançadas nas Câmaras, por meio de projetos-piloto. Essas atividades alimentarão as reuniões com dados e informações.

José Gontijo, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, afirmou que a colaboração vai ajudar a avançar as ações para uma maior quantidade de pessoas, de empresas e de atores. “Vamos conseguir cada vez mais apoiar de fato as ações de transformação digital do país”, completou.