Migração de canais de TV para a banda Ku só será subsidiada onde não houver sinal digital terrestre

0
343

Teletime – Samuel Possebon

Uma das questões críticas que o conselho diretor da Anatel ainda terá que decidir sobre o edital de 5G diz respeito à solução que será dada para o problema de interferências das transmissões de 5G na faixa de 3,5 GHz e a recepção dos sinais de TV aberta via satélite. O texto do edital definitivo, que chegou esta semana ao conselho, deixa os dois caminhos abertos ao conselho: a mitigação com o uso de filtros, como pedem as operadoras de telecomunicações alegando um custo substancialmente menor, e a migração dos canais de banda C para a banda Ku, como defendem os radiodifusores.

A proposta da área técnica, referendada pela Procuradoria Federal Especializada da Anatel, indica contudo algumas condições para a migração para a banda Ku. A primeira é que apenas os canais nacionais serão considerados, o que deverá ser indicado pelos próprios radiodifusores, caso esta opção prevaleça. Também só serão considerados os canais que estejam em um único satélite (a Anatel não fala, mas obviamente seria o StarOne C2, onde estão a maioria dos canais de TV aberta). 

Leer más: https://teletime.com.br/12/11/2020/migracao-de-canais-de-tv-para-a-banda-ku-so-sera-subsidiada-onde-nao-houver-sinal-terrestre/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here