Migração para a banda Ku tem vantagens, diz superintendente da Anatel

0
136

Teletime – Fernando Lauterjung

Cabe à Anatel avaliar as soluções para resolver a convivência dos serviços de rede 5G com a TVRO, a transmissão dos sinais abertos de TV por satélite em banda C. De acordo com Vinícius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, a migração dos canais abertos atualmente na banda C para a banda Ku seria uma solução de caráter mais perene.

Durante o SET eXPerience, Caram apontou que a outra solução possível, a mitigação da interferência na banda C, até pode custar menos – R$ 1,1 bilhão, contra R$ 1,6 bilhão para a transferência. Contudo, a mitigação é considerada uma solução menos eficiente em relação ao uso do espectro. Isto porque, segundo Caram, seria necessário reservar uma banda de guarda de 100 MHz. Já com a migração, explicou, seriam distribuídos kits de recepção aos domicílios que dependem da recepção satelital, “permitindo a evolução natural do serviço”.

Leer más: https://teletime.com.br/03/12/2020/migracao-para-a-banda-ku-e-a-solucao-definitiva-diz-superintendente-da-anatel/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here